quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O remanejamento da locomotiva Nº206

Na cidade de Conservatória - RJ, famosa pela diversidade cultural e terra do poeta Guimarães Rosa, um exemplo de boa vontade para com a preservação da estrada de ferro foi demonstrado. A locomotiva Nº206, oriunda da Rede Mineira de Viação, foi remanejada, a fim de pudesse ser construído um abrigo para a mesma, exposta em praça pública desde a década de 1980. Bem-cuidada cosmeticamente e adorada pelos moradores da localidade, a máquina receberá uma cobertura contra o intemperismo, além de uma placa explicativa sobre a história da mesma. A informação chegou até nós através de nosso amigo Tharles Alves, de Angra dos Reis - RJ. Para assistir a reportagem na íntegra, clique aqui. (via; RJTV)

RMV 206 nas manobras em Conservatória, antes da implantação do limpa-trilhos de tubos soldados, na década de 1940. Autor desconhecido.
Cerca de 30 anos mais tarde, a mesma ainda continuava trabalhando na manobra, aqui no depósito de Barra Mansa - RJ. Foto da coleção de Hugo Caramuru.
Até o momento presente, a locomotiva se encontrava exposta na praça da cidade, sem cobertura, que está sendo construída pela prefeitura de Conservatória. Créditos na fotografia.


Locomotiva Nº206

Número da série: BLW 34217, de 1910

Rodagem: 4-6-0 "ten-wheeler"

Fases de numeração: Originalmente EFOM 20, depois EFOM 101, posterior e definitivamente RMV 206, VFCO 206, hoje estilizada como RMV 206.

Estado atual: Conservada como monumento na cidade de Conservatória - RJ.

5 comentários:

  1. Gostei das imagens e explicações.

    Fico satisfeito pela conservação em Conservatória (trocadilho infame, mas não resisti...), mas a locomotiva, escurecida e escondida pela cobertura, vai perder um pouco de seu charme para as fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, pelo menos dispendsaram alguma atenção para ela..

      Excluir
    2. A locomotiva 206 do distrito de Conservatoria, no município de Valença é uma atração a parte das serestas e serenatas!!!! Foram feitas diversas intervenções como acesso a crianças e deficientes!!! É um orgulho ao nosso distrito!!! Um abração amigo!!!!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Vou fazer uma pequena observação, a locomotiva "206" da primeira imagem onde estão as pessoas em cima, não está em Conservatória, esse local eu não conheço. A "206" nunca rodou em Conservatória, um colega meu que viveu a era a vapor em Barra do Piraí, na linha de Soledade de Minas a Barra do Piraí que passava por Ipiabas, Conservatória, Pedro Carlos, então a foto não é lá. Outro fato para se refletir, é que a "206" da primeira foto é diferente das outras fotos (não me refiro ao limpa-trilhos), é só reparar, na primeira foto é farol, chaminé, sino, domo de areia e domo de vapor, enquanto nas outras á farol, chaminé, domo de areia, sino e domo de vapor. O porte da primeira também é bem menor se comparado com as outras. Segundo o meu colega, na época não teria como fazer essas mudanças nos domos. Agora, na "206" que está em Conservatória, tem uma placa com o número "207", tenho como provar, tenho a foto....

    ResponderExcluir