sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A fantástica fábrica de locomotivas em Sete Lagoas


   Após a completa revitalização das instalações de sua unidade e seleção da melhor equipe de trabalho, a Electro-Motive Diesel (EMD), uma subsidiária da Progress Rail Services, empresa da Caterpillar, tem a satisfação de anunciar a inauguração oficial de sua fábrica de locomotivas em Sete Lagoas, Minas Gerais.
A Progress Rail e a EMD anunciaram a escolha do local em julho de 2011 e começaram a trabalhar com afinco a partir de março deste ano. Durante este curto período, já foram produzidas novas locomotivas diesel-elétricas para o mercado brasileiro. A unidade de Sete Lagoas é a primeira fábrica de locomotivas da EMD a ser instalada no Brasil. Este é um marco que demonstra a abordagem estratégica da Progress Rail e da Electro-Motive Diesel no sentido de competir e ter sucesso no setor ferroviário em nível global. 

O primeiro modelo de locomotiva a sair da nova fábrica da EMD são as SD-70ACe, encaminhadas para a empresa de logística Eldorado, subsidiária da América Latina Logística (ALL).
Aqui, as novas locomotivas SD-70, já com pintura da Eldorado. Foto de Landerson Egg.
"Nós nos comprometemos com nossos clientes em fornecer as locomotivas mais confiáveis, duráveis e sustentáveis do mercado atual. Com a inauguração de nossa fábrica em Sete Lagoas, vamos levar essa promessa a um patamar ainda mais alto, não só oferecendo soluções de transporte ferroviário a um custo eficaz, mas também trabalhando com a melhor equipe no Brasil," declarou Billy Ainsworth, Presidente e CEO da Progress Rail e da EMD. "Sentimo-nos orgulhosos por estar em Sete Lagoas hoje, comemorando a inauguração oficial de nossa fábrica de locomotivas. Pretendemos fazer parte da prosperidade econômica desta comunidade durante muitos anos," disse Ainsworth. "Montamos um grupo experiente e dedicado de funcionários locais, que estão entusiasmados em atender às necessidades de nossos clientes. À medida que desenvolvermos nossos negócios e aumentarmos nossa capacidade adicional de fabricação, a Progress Rail e a EMD ficarão cada vez mais preparadas para produzir e dar assistência à maior população mundial de locomotivas."

Um clássico da EMD são as belas locomotivas SD-18, em operação há mais de 50 anos nas linhas de bitola larga da EFCB, RFFSA e posteriormente MRS. Foto de Luan Guzella.

"Queremos agradecer aos nossos funcionários, aos nossos clientes, à comunidade de Sete Lagoas, ao Estado de Minas Gerais e ao Brasil por seu apoio", disse Dan Hanback, Vice-Presidente Sênior de Operações da EMD. " É uma grande experiência para nós fazer parte da comunidade de Sete Lagoas, bem como da grande nação brasileira," declarou Manoj Mehta, Vice-Presidente de Operações de Locomotivas da EMD. "Nosso objetivo é ampliar nossos negócios e a equipe no Brasil, para atender melhor nossos clientes."
Sobre a Progress Rail e a Electro-Motive Diesel
A Progress Rail Services, uma subsidiária da Caterpillar Inc., é líder no fornecimento de locomotivas remanufaturadas, bem como de produtos e serviços de vagões para o setor ferroviário, operando uma das mais extensas redes de serviços e fornecimento para o setor na América do Norte. Servimos aos nossos clientes por meio de uma rede de mais de 165 localidades nos Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Itália, Alemanha e Reino Unido, com mais de 8.000 funcionários. O escritório central da Progress Rail Services está localizado emAlbertville, Alabama.
Por meio da aquisição da Electro-Motive Diesel (EMD), a Progress Rail expandiu sua presença global, ampliando seu compromisso em oferecer produtos e serviços que são líderes no setor. Fundada em 1922, a EMD é originalmente fabricante de equipamentos de locomotivas diesel-elétricas. Com sede em LaGrange, Illinois (EUA), a EMD projeta, fabrica e vende locomotivas diesel-elétricas para todas as aplicações comerciais ferroviárias e é fornecedora global de motores diesel para propulsão marítima, plataformas de prospecção de petróleo offshore e terrestres, bem como de geração estacionária de energia. A empresa é a única fabricante de locomotivas diesel-elétricas que já produziu mais de 72.500 motores e tem a maior base instalada no mundo todo. A EMD também tem uma extensa atividade de oferta de peças de reposição, soluções de manutenção e uma ampla variedade de serviços que agregam valor a seus clientes.
Para maiores informações, acesse o site da EMD ou o da Progress Rail.


2 comentários:

  1. É interessante que a Progress Rail Services, reforma todo material ferroviário brasileiro independente de marca. Não se limita somente a trabalhar com EMD mas também com locomotivas GE-General Eletric. Algumas locomotivas da GE utilizadas pela ALL importadas com bitola standard, com 1435 mm, foram reformadas na cidade de Hortolândia, e foram rebitoladas para 1600 mm (bitola larga) pela Progress Rail Services(divisão Caterpillar dona da EMD).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bastante interessante, é uma excelente iniciativa por parte da Progress Rail, isso talvez explica a grande quantidade de material ferroviário em condições desoladas (locomotivas e vagões de bitola métrica da RFFSA/FCA)que é levado para as cercanias da fábrica da EMD em Sete Lagoas. Lá, ha locomotivas MX, GE244, EMD G-12M, U-5B, U-6B, dentre vários modelos, necessitando de restauração.

      Excluir