segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Expresso Pai da Aviação, apoie essa ideia!

   O Expresso Pai da Aviação é um projeto elaborado em 2006 pela OSCIP -  Movimento Nacional Amigos do Trem, com o objetivo de reativar o trem de passageiros na região da Zona da Mata mineira e Campo  das Vertentes, com finalidade turística. O projeto faz parte de um programa do Governo Federal, chamado plano de revitalização das Ferrovias, que busca resgatar o transporte ferroviário de passageiros. 
   Para a implantação do projeto foram cedidos à OSCIP Movimento Nacional Amigos do Trem no dia 14 de maio de 2009 pelo DNIT seis vagões de passageiros do antigo Trem de Prata, sendo que quatro serão usados com poltronas e dois serão usados como restaurantes, quatro locomotivas diesel-elétricas e duas automotrizes Budd, que serão usadas em projetos especiais do expresso. A composição poderá transportar até 320 pessoas. A previsão é que a viagem será sempre aos sábados e domingos, às nove horas. Fazendo um trajeto de aproximadamente 125 km, passando pelas cidades de Matias Barbosa, Ewbank da Câmara, Juiz de Fora e Santos Dumont,com destino a Barbacena. Infelizmente, alguém tinha que meter o pé no projeto. As atividades do futuro Expresso Pai da Aviação foram neutralizadas e paralisadas pela MRS Logística, que afirma que o trem de passageiros irá atrapalhar o tráfego de cargas na região, frustrando os sonhos dos organizadores do projeto. Porém nem tudo está perdido, uma vez que está sendo feita grande mobilização para a reativação e continuidade do projeto do Expresso Pai da Aviação. Pela volta dos trens de passageiros no Brasil, apoie essa ideia!

Lateral da automotriz RDC (rail diesel car) Budd com a logomarca do Expresso Pai da Aviação, grande estrela dos trajetos do trem. Ainda apesenta nomenclatura da RFFSA. Foto da coleção dos Amigos do Trem, da coleção do site VFCO Brazilian. 
Hoje, o Minas's Trains produz sua 100º postagem, com cerca de 13,833 visitas. Obrigado, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário