sexta-feira, 22 de junho de 2012

Pintura Águia - E.F Vitória a Minas (Galeria de imagens)

Empresas ferroviárias apresentam diferentes esquemas de pintura para suas locomotivas. Entraram para a história as máquinas vermelhas e amarelas da RFFSA no Brasil, amarelo na Union Pacific e preto com frisos amarelos na bitolinha da EFOM. Nas linhas da E.F Vitória a Minas, ferrovia que liga o estado do Espírito Santo a Minas Gerais e os portos de Tubarão, ficaram eternizadas as locomotivas G-12 e DDM-45 que apresentavam a pintura branca, vinho e marrom com uma ave de rapina estilizada na frente, o famoso esquema de pintura "Águia", que serviu de base para a criação da nova logomarca do Minas's Trains. Veja algumas fotos das belas locomotivas:

DDM-45 EFVM 801 com a águia estilizada nas testeiras e as palavras VITÓRIA A MINAS em estilo desenhado, em 1994.

Modelo Frateschi de locomotiva G-12 da EFVM, na escala HO. Arte de David Santos.

Nem tudo é perfeito: Aqui, a locomotiva Nº4292 jaz esquecida em um desvio morto, desaparecendo aos poucos á medida que o desmanche avança. Porém, restam ainda marcas de sua imponência. 

Locomotiva DDM45 Nº834 tracionando trem de pranchas em tração dupla, passando imponentemente no trecho. Autor desconhecido.

A mesma DDM45 Nº801 mencionada acima, desta vez em Uberlândia, ainda  ostentando a águia com o brasão da EFVM.

Locomotiva EMD G12 Nº545 em Vitória, tracionando um pequeno trem de manutenção de via, década de 1980.

Mais uma G-12 da EFVM, levando consigo o belo esquema de pintura da companhia, adotado na metade da década de 1960. Na época, seu significado chegou a ser contestado por algumas pessoas, que viam uma desagradável semelhança com a águia alemã usada como estandarte das tropas nazistas. Porém, essa ideia maluca foi descontinuada, e a bela pintura permaneceu com as máquinas por mais de 20 anos.

Outra EMD G-12 tracionando o Trem Noturno Rápido, década de 1980. As locomotivas da EFVM começaram a substituir o esquema de pintura "Eagle" por outros da CVRD, por volta do final da década de 1980 e início da década de 1990. Porém, muitas permaneceram com esse belo design por muitos anos mais. A equipe do Minas's Trains se baseou nessas belas imagens para desenvolver sua nova logomarca, que fará parte do design e de algumas imagens do blog, misto com o brasão da EFOM.


2 comentários:

  1. Na foto, a locomotiva nº 801 está em Uberlândia, fazendo o quê eu não sei... Abraço!

    ResponderExcluir